quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Fim de semana prolongado!

Você vai ficar aqui em Curitiba neste feriado de 5 a 8 de setembro, e não sabe o que fazer? Veja as dicas da Aldeia Betânia, com certeza você não vai errar com a garotada!

Se estiver um dia lindo aproveite para:

- Visitar os parques da cidade: É parque para todos os gostos, todas as frentes, para mais de metro. Feitos para quem não tem pressa. Idealizados para quem gosta de apreciar o que homem e natureza são capazes de fazer juntos. Tem parque com atividades para toda a família, desde andar de bicicleta no Parque Barigui, como ouvir história interessantes no Bosque do Alemão, para quem gosta de arte o Museu Oscar Niemeyer é uma diversão à parte, no primeiro domingo do mês a entrada.

- Passear com a Linha Turismo de Curitiba: A Linha Turismo passa por 25 pontos turísticos de Curitiba e oferece um passeio de 2h30min, passando por 44 quilômetros. O ponto de partida é a Praça Tiradentes, marco zero da cidade. Os ônibus saem de meia em meia hora da Tiradentes, das 9h às 17h30. Com a tarifa no valor de R$ 20 (sujeito à alteração), o passageiro recebe uma cartela com cinco tíquetes, que dão direito ao primeiro embarque e mais quatro reembarques, em qualquer um dos 25 pontos por onde a linha passa.

- Passear de Trem pela serra: Um passeio para toda a família, conheça as histórias do nosso estado, e contemple paisagens exuberantes. Se você é morador de Curitiba sabia que tem 30% de desconto nas passagens de trem e litorina? Veja mais aqui sobre o Cidadão Serra Verde.



Se estiver chovendo, e as atividades vão ter que ser em casa, então aproveite para ficar com seus filhos, netos, amigos fazendo coisas divertidas, como:

- Que tal reunir a garotada para um dia de mestre-cuca e preparar as tradicionais delícias para o lanche da tarde? Dica de receita para fazer com as crianças, a diversão é garantida e eles vão adorar conhecer este universo da culinária.

Cookies
Rendimento: 80 a 100 unidades

Ingredientes
1 xíc. (chá) de manteiga
2 xíc. (chá) de açúcar
2 ovos inteiros
3 xíc. (chá) de trigo
100 ml de leite
100 g de coco seco
250 g de cobertura de chocolate ao leite

Modo de fazer
1. Bata a manteiga, que deve estar em temperatura ambiente, com o açúcar e, sem parar, junte os ovos.
2. Sobre o creme, peneire o trigo alternando com o leite.
3. Misture bem e acrescente o coco seco e a cobertura de chocolate cortada em pedacinhos.
4. Unte e enfarinhe uma assadeira grande e, com a ajuda de duas colheres, coloque pequenas porções da massa deixando um espaço de 5 cm entre elas. Sobre cada uma ponha um pedaço de chocolate ao leite.
5. Asse em forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos. Deixe-os esfriar sobre uma grade.
6. Guarde-os em latas bem fechadas.
Você pode trocar as gotas de chocolate por nozes, uvas-passas, avelãs ou amendoins


Biscoitos decorados
Rendimento: 80 biscoitos

Ingredientes
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 col. (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100 g de margarina própria para culinária
1 xíc. (chá) de açúcar
1 ovo
1 col. (chá) de essência de baunilha

Cobertura
1 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
5 col. (sobremesa) de suco de limão
Corante líquido comestível de várias cores

Modo de fazer
1. Em uma tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
2. Bata na batedeira a margarina até obter um creme fofo. Junte o açúcar, bata mais um pouco e acrescente o ovo e a baunilha.
3. Adicione a mistura de farinha de trigo reservada ao creme e amasse com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea.
4. Abra a massa com rolo entre dois plásticos até ficar com 1/2 cm de espessura e corte os biscoitos com cortadores de formatos diferentes.
5. Unte uma assadeira grande e leve os biscoitos ao forno médio (180ºC) preaquecido. Asse por 10 minutos ou até dourarem.
6. Para fazer a cobertura, misture os dois primeiros ingredientes. Use os corantes para dar a cor desejada e cubra os biscoitos quando estiverem frios.
Faça “carinhas” nos biscoitos: use confeitos coloridos e cole-os com glacê pronto

IMPORTANTE: Estas receitas são para ser feitas sempre com a supervisão de um adulto.


- E que tal relembrar brincadeiras antigas? Ensine a garotada brincadeiras divertidas, como:
a) Roda pião
b) Bola de Gude
c) Pular elástico
d) Brincadeiras de Roda
e) Passa anel
f) Pega ladrão
g) Esconde-Esconde
h) Pega-Pega
i) Cabra cega
j) Batata quente
k) Telefone sem fio
l) Elefantinho colorido
m) Bambolê
...e muito outros que com certeza você vai lembrar da sua infância!


Segundo a Proposta Pedagógica da Escola Aldeia Betânia, “brincar com o outro, portanto, é uma experiência de cultura e um complexo processo interativo e reflexivo que envolve a construção de habilidades, conhecimentos e valores sobre o mundo. O brincar contém o mundo e ao mesmo tempo contribui para expressá-lo, pensá-lo e recriá-lo”
Enfim,
é preciso deixar que as crianças brinquem, é preciso aprender com eles a rir, a inverter a ordem, a representar, a imitar, a sonhar e a imaginar. E no encontro com eles, incorporando a dimensão humana do brincar, da poesia e da arte, construir o percurso da ampliação e da afirmação dos conhecimentos sobre o mundo. Dessa forma abriremos o caminho para que nós, adultos crianças, possamos nos reconhecer como sujeitos e atores sociais plenos, fazedores da nossa história e do mundo que nos cerca. (Ensino Fundamental de 9 anos - Ministério da Educação – BRASÍLIA, 2006, p. 39-41-44)

Nenhum comentário :

Postar um comentário